segunda-feira, 26 de maio de 2008

LANGLEY SCHOOLS MUSIC PROJECT

Dias atrás , tentava ressuscitar uma velha HD bichada e me surpreendi ao encontrar alguns arquivos musicais do tempo em que o soulseek dava uma bela contribuição para minha mp3teca. Tinha coisa de 7 anos atrás, mas o que me alegrou foi reencontrar um som que me chamou atenção na época pela beleza e história curiosa. Me senti obrigado á dividir com vocês:
Hans Fenger é um professor de música fissurado em canções pop da década de 60 e 70 que lecionava em escolas da região de
Langley, pequena cidade na região rural ao sul de Vancouver, Canadá. Seu amor pela música era tanto que resolveu apresentar aos alunos discos de David Bowie, The Carpenters, Beach Boys, Beatles, ... e montar um coral com a molecada de versões das faixas que elas mesmas escolhiam. Batizou a idéia de Langley Schools Music Project, pegou aproximadamente 60 pirralhos, montaram seus próprios instrumentos, descolou o ginásio do colégio e gravaram 2 fitas com o registro, uma em 76 e outra no ano seguinte. Como Fenger não buscava dinheiro nem fama, as tapes ficaram guardadas em sua casa e só as próprias pessoas da comunidade tinham conhecimento do material até chegar, já em 2001, aos ouvidos Irwin Chusid, DJ e historiador musical que se emocionou tanto com o que escutara que resolveu mostrar aquelas jóias ao mundo. Com autorização de Fenger e das já adultas crianças, compilou os originais em um disco nomeado “Innocence and Despair” [descrição dada pelo professor à interpretação de “Desperado" feita pela garotinha Sheila Behman, de nove anos] e o resultado é mesmo de chorar.

The Long and Winding Road, God Only Knows, Calling Occupants Of Interplanetary Craft, Space Oddity [que tem um slade com uma garrafa de Coca-Cola de arrepiar até os pêlos do nariz] colocam qualquer marmanjo com lágrima nos olhos.

Um comentário do
Kid Vinil foi que ele quase bateu o carro ao ouvir o disco pela primeira vez. Por sorte ele não estava descendo a rua Augusta à 120 por hora.

mp3: space oddity. (original: David Bowie)

mp3: desperado (original: Eagles)

Aqui estão os links para baixar o raro Innocence & Despair completo:
mp3: innocence & despair
mp3: innocence & despair [link alternativo]

http://profile.myspace.com/langschool

Com a mesma ideia mas no inverso, o Young @ Hearts é um simpático coral de velhinhos. Veja aqui suas versões para Six You do Cold Play e Schizophrenia do Sonic Youth

Nenhum comentário: