segunda-feira, 28 de julho de 2008

CAÇADORES DE MÚSICA

Finalmente alguma coisa de útil no SoundCheck! Relacionado logo aqui em baixo, [aí não, to falando da página] estão dos principais buscadores de música gratuita na internet que não necessitam a instalação de programas em seu computador. Os danados fazem uma varredura nos sites e blogs e listam os sons para tu obter legalmente os mp3s mole-mole. Ó só:

Facinho de usar! O que diferencia ele dos outros é que, além de procurar suas músicas, o Audiobaba irá recomendar outras por base do "grau de similaradidade acústica". A explicação dos cridores é que o sistema é capaz de "ouvir" a música e analisá-la de acordo com uma pá de critérios de identidade sonora. Se funciona eu não sei, mas os resultados são inusitados. Tipo, Bull In The Heather do Sonic Youth está acusticamente similar à Rio 42 do Chico Buarque. É engraçado mas dá pro gasto!


Daí você tá com aquela música que não sai da sua cabeça e não sabe o nome; ou ouviu aquela canção incrível na rádio [apesar de últimamente isso tá meio dificil de acontecer] e o lazarento do locutor não falou qual era? Então o Midomi vai ajudar. Basta você cantarolar [ou batucar, assobiar, murmirar, tocar com o suvaco, do jeito que achar melhor] um trecho e a sistema vai buscar a música com base na melodia, ritmo, tom e dissonância. Claro que pra isso você vai precisar ligar o microfone no micro né, bocó! Se não tem como, você pode acessar a página para fazer buscas do jeito tradicional ou participar da rede social Midomi.

O truque do Songza para encontrar as músicas é buscá-las dentro do Youtube, assim os caras se isentam de qualquer responsabilidade diante de alguma quebra de direito autoral. A malandragem pode ser até esperta mas o método limita muito a qualidade do áudio tendo em vista que o Youtube funciona em streaming de qualidade baixa para os vídeos não demorarem uma eternidade para carregar. No Songza também não é possível se fazer download, apenas montar um playlist pra tocar suas favoritas em sequência.

No melhor estilo "Qual É A Música?", o Musipedia permite buscas pelo reconhecimento de notas músicas que você toca através de um teclado de piano virtual no próprio site. Achou pouco, maestro Zezinho? E se eu te falar que tentar "desenhar" as notas, o ritmo, ou a melodia e o Musipedia garimpa pra você a canção que mais se aproxima, tanto na internet, quanto no banco de dados do próprio site, já que ele é na verdade uma enciclopédia de música.
Pra atingir uma pesquisa realmente eficiente, é necessário ter um mínimo de noção de construção musical, mas para os leigos a experiência, apesar de tu não encontar nada que realmente interesse, é bem divertida.

A casulinha. A página inicial é bacana e lembra bastante o "cover flow" do ipod mas o Dorble ainda tem que comer muito arroz com feijão pra ser realmente eficiente. Apesar do de anunciar não ter restrições para a inclusão de álbuns, o resultado das buscas ainda são baixos. Bonitinha mais ordinária.

O favorito do SoundCheck. Dentre todos, o Skreemr é o motor de pesquisa que melhor corresponde às expectativas [leia-se: mp3 fácil]. Sua interface é leve e simples, bastando apenas escrever a música ou artista que quer procurar e automaticamente aparecerá um ficheiro que, além de te permitir o download, te mostra a fonte, capa, duração e link para letras, fotos, videos no youtube e outras descrições relacionadas à músicas correspondentes ao termo digitado.
Para os perdidos, o Skreemr também possui um playerzinho onde é possível ouvir o mp3 antes de baixar e ter certeza se é realmente o que você quer.
De longe, as pesquisar do morceguinho Skreemr são mais acuradas e ainda tem a opção de busca por "artistas similares" muito mais lógica [pelo menos na minha cabecinha] em relação aos outros sites. Nota 10.

Já indicado aqui no SoundCheck em uma das primeiras publicações, o Seeqpod alia a relevância do Skreemr com o sistema "jukebox" do Songza, mas com a desvantagem de embaçar um pouco demais para abertura completa das páginas e ainda não linkar diretamente para o download das músicas. Porém, o Seeqpod ganha troféu joinha por permitir a criação de uma playlist com endereço pessoal do usuário para compartiliação de sua seleção com os amigos.


No entanto, se a intenção é conseguiu albuns completos, dá um pulo nestes sites firmezas ue usam o sistema share file:
*
Katacultura - Rock , indie e novidades.
*
We are disabled - Idem.
*
Mulambada - Reggae, Soul, Ska e afins.
*
Som Barato - Música brasileira
*
1001 Albums You Must Hear Before You Die Project - Discos essencias divididos por décadas.
*
Mercado de Pulgas - O que vier é lucro.
E, claro, os parceiros linkados aí à direita [de quem vai]:
Ska Foundation, Noise Brigade e You And Me On A Jamboree
Essa foi pra você se acabar nos downloads!

Um comentário:

Anônimo disse...

maravilha! adorei essa! valeu véi